Ai Xico Xica | Xu Pimentão
Artes_03
Xu Pimentão

Ai Xico Xica

Ano 2015

Espetáculo de rua

Sobre a busca de um passado
Sobre o viver um presente
E um pensar o futuro
Espetáculo de rua onde um casal de bonecos/marionetas, ganha vida nas mãos do manipulador. São contadas histórias de amor e galanteio. É um elemento transformador da vida numa magia que nos faz sair da realidade pelo seu grande poder de sugestão. Inspira-se na dança e no movimento folclórico em relação com linguagens contemporâneas.
O espetáculo propõe um teatro de evasão, que entende a própria cidade como dramaturgia. Fazendo-se valer da paisagem urbana como elemento cénico. Cada um de nós e nossas emoções aqui representadas, tradições e costumes portugueses em relação com o mundo contemporâneo, as cores fortes e reluzentes dos trajes, o som repetitivo dos instrumentos tradicionais tocados e manipulados, o som de fundo das cidades, dos risos e das palmas do publico que por ali vão passando. A história transforma a vida momentaneamente numa magia. Faz – nos sair da realidade por breves momentos e chega a espectadores que passam ocasionalmente na rua. Todo o ambiente temático centra-se no movimento inspira-se nas danças, instrumentos, sons e letras regionais como o vira, a chula, o corridinho, a tirana e o fandango e relaciona-se com novas tendências artísticas e experimentais.

O espetáculo tem uma duração de 2 horas aproximadamente, com repetição das três coreografias/danças diferentes.

A música, banda sonora dará a marcação das cenas e ajuda-nos a envolver no espetáculo. O quotidiano, as emoções, o passado e futuro são o mote para a abordagem musical. Para sentir, recordar e viver sem medos de desbravar novos caminhos.

Conclusão

A necessidade de afirmação de ideias no tempo presente mesmo que essas ideias tenham ecos em épocas passadas. Esta necessidade de transgressão que existe em todos os tempos de sentirmos que o tempo é nosso e que tem de ser vivido naquele preciso momento. Há épocas de mais expansão e épocas em que existe uma regressão mas em todas as épocas viveram pessoas com sede de mudança e com fortes convicções sobre a importância da imaginação na vida dos humanos.
Toda a arte tem assim uma dimensão social, política e estética. Se nas duas primeiras características há um olhar para o mundo com um sentido de alerta, revolta, construção. Na terceira característica à uma relação com o belo e o sublime.
E aqui me encontrarei…

Xu Pimentão

Professora, artista e terapeuta de vários tratamentos alternativos e espirituais. Um curriculo muito vasto nas diversas áreas profissionais e uma formação constante em cada uma delas.

Cofinanciado por

Compete2020_Logo_colors
Portugal2020_Logo_colors
UniaoEuropeiaFEEI_Logo_colors
Compete2020_Logo_colors
Portugal2020_Logo_colors
UniaoEuropeiaFEEI_Logo_colors
Compete2020_Logo_colors
Portugal2020_Logo_colors
UniaoEuropeiaFEEI_Logo_colors